Uma visão da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, olhando o Varadouro e o rio Sanhauá.
UMAS & OUTRAS / João Pessoa - PB
Escrito e enviado por Clotilde Tavares
1º de julho
de 2007 - Domingo


Clique AQUI se não estiver vendo as imagens.


As fotos que ilustram esta edição são todas de Hugo Macedo (menos a do banner acima, que é minha mesmo, e a da criança no final, de Monica Mota). Você pode ver mais fotos de Hugo aqui. Mas não vá lá agora não. Leia primeiro o Umas & Outras.


CARO LEITOR,

Foi uma vez: eu refletia, à meia-noite erma e sombria,
a ler doutrinas de outro tempo em curiosíssimos manuais,
e, exausto, quase adormecido, ouvi de súbito de um ruído,
tal qual se houvesse alguém batido à minha porta, devagar,
"É alguém" -- fiquei a murmurar -- "que bate à porta, devagar;
sim, é só isso e nada mais."
(O Corvo, de Edgard Allan Pöe)

É nesse clima de expectativa, noite e dia agarrada a vetustos livros de genealogia, com os antepassados me rondando, tomada pela energia esquisita de Pöe e sua ave sombria, que me encontro.

Sem concentração, sem sossego, esperando o que está do outro lado da porta mas sem estar pronta ainda para abri-la.

Deve ser o inverno, a chuva, o frio, esse tempo que me deixa assim. Por isso, o Umas & Outras acompanha hoje a minha atitude mental, não se decide por nada e não traz muito coisa original: só velhas piadas, velhas histórias, velhas notícias, as mesmas velhas bobagens.


Parque Nacional de Ubajara - CE


INCITATUS PRA SENADOR!

Um artigo radical do jornalista Fritz Utzeri, publicado no Jornal do Brail em 24 de junho e que anda rodando pela Internet, do qual reproduzo um trecho:

"...Conta a História que Calígula, terceiro imperador romano, nomeou seu cavalo favorito, Incitatus, para o Senado. O ato provocou profundo mal-estar entre os senadores e o patriciado de Roma, mas a idéia do imperador louco não era tão ruim assim. Incitatus jamais atentou contra o erário, não consta que conhecesse um só lobista de empreiteira, não tinha fazendas nem traficava com vacas de qualquer espécie e não forjava papéis (em seu tempo o papel ainda não existia)."

"... Tratava-se de senador honesto, exemplar, sem agenda oculta, caixa 2 ou qualquer fato que o incriminasse. Seu único defeito era não ter tido um só voto para ganhar o mandato de senador, mas isso também não o deixaria mal no Senado, onde cinco dos 16 membros da Comissão de Ética também não precisaram de um único sufrágio para chegar ao Senado, a começar pelo presidente, o senador Sibá e o relator-brucutu, Wellington Salgado."
 


Galinhos - RN


INTERNET E SOLIDÃO

Os cientistas mostraram que é infundado o preconceito de que as pessoas se atrofiam na frente do computador. Agora é fato: internautas são mais desenvolvidos em vários aspectos da vida do que o restante da população.

Com mais de 40 pesquisadores, que trabalharam durante seis anos, foram feitas 15,4 mil entrevistas presenciais e 40,4 mil via internet. Cientistas da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) realizaram o estudo.

Manuel Castells, sociólogo do grupo, e a reitora da universidade comprovaram que os chavões comuns atribuídos aos internautas não são apenas ilegítimos como antagônicos à realidade: A Internet aumentaria a sociabilidade e não promoveria o isolamento. Os cybersurfistas também teriam mais amigos e seriam mais envolvidos com a política que a média da população.

Outra vantagem é de que tanto os relacionamentos virtuais como os presenciais são reforçados de maneira recíproca. Os internautas também seriam mais envolvidos em questões sociais do que as demais pessoas.


Prefeitura de Natal - RN


PAUSA PARA A FILOSOFIA

Lembrei um dia desses de um conhecido meu, professor da UFRN, um cara inteligentíssimo e meio estranho.

Lá estava ele dando aula na Graduação, uma chuva da molesta, um verdadeiro temporal. A biqueira que tinha no exterior derramava uma grossa torrente de água. Ele parou, com o giz na mão, distraído, olhando a chuva... Aí, se virou para os alunos e disse:

- Vocês querem apostar comigo como eu entro debaixo daquela água e não me molho?

- Queremos, professor! - concordaram os alunos já prontos para mais uma piração.

Ele saiu da sala do jeito que estava, arrodeou o bloco e veio para debaixo da bica, onde entrou com tudo e ficou uns cinco minutos debaixo da água. Depois, ainda pingando, entrou na sala de aula molhado até as cuecas. Os alunos, morrendo de rir, cobraram:

- E então professor? O senhor não disse que não ia se molhar?

E ele, pré-socrático todo:

- E não me molhei. O homem que disse aquilo era um homem diferente do homem que se molhou na bica, e a água também já era outra...

Puro Heráclito de Éfeso, que disse: "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois quando ele ali entrar a segunda vez, já é outro homem, e o rio também já é outro."


Fauna do sertão


APOSENTADORIA

O cara foi levar os documentos ao INSS para requerer a aposentadoria.

Quando chegou lá, viu que havia esquecido a carteira de identidade, e disse à atendente que iria em casa buscar. A garota mandou ele abrir a camisa, viu o tórax do cara cheio de cabelos grisalhos e disse:

- Isso é prova bastante  para mim - e recebeu a documentação.

Chegando em casa, ele contou a história para a mulher, que comentou:

- Você devia ter baixado as calças. Ia conseguir uma aposentadoria
por invalidez!


Açude Gargalheiras - Acari-RN


O PESSOAL DO ESPAÇO

Vez por outra recebo na minha caixa de e-mails mensagens dos Seres Espaciais, ou de gente que mantém contato com eles. Eles querem nos ajudar a salvar o planeta da destruição, o que é muito louvável; avisam que têm uma base de pouso oculta na Cordilheira dos Andes. Que não são monstros, que são bons e caritativos.

Eu acredito. Só acho que eles não são muito inteligentes. Pensar  que podem dar jeito nessa zorra que é o Brasil demonstra burrice, loucura, ou as dias coisas juntas.


Vaqueiro nordestino


Lençóis maranhenses


TAMANHO É DOCUMENTO

Leio nos jornais que a agência de Trânsito do Estado de Nova Gales do Sul (Austrália) inventou uma campanha publicitária onde sugere que os motoristas que ultrapassam os limites fazem isso porque têm o pênis pequeno.

Segundo os responsáveis pela campanha, a idéia nasceu quando viram que as campanhas tradicionais não davam em nada.

Além das propagandas na TV e no cinema com o slogan "Alta velocidade. Ninguém te acha grande", a campanha também terá cartazes em pontos de ônibus e um anúncio na Internet oferecendo preservativos "extra-extra pequenos" aos que se excedem na velocidade.

Há anos que digo isso quando algum macho indócil me ultrapassa em atitude desafiadora, ou me dá uma trancada ou estaciona o carro com aquele sistema de som alto ouvindo banda de axé-forró! Sempre desconfiei da existência de tal síndrome nessas criaturas.

Não que isso me preocupe. Quem se preocupa com tamanho de pênis é homem. Mulher está mais interessada em habilidades, e não em anatomia.

Clique aqui ver os videos.... dos anúncios.


Delta do Parnaíba - PI


COMIDA FRIA

Se a história é real ou inventada, não importa. É pedagógica e instrutiva, e por isso a reproduzo.

Era um casamento, um festa de 300 convidados. Durante o brinde, o noivo pegou o microfone e agradeceu a todos por terem vindo, muitos de tão longe, e agradeceu especialmente ao sogro por ter oferecido uma festa tão espetacular. Aí disse que queria oferecer a todos um presente especial. Pediu então que abrissem os envelopes que estavam colados embaixo das cadeiras.

As pessoas acharam o máximo, mas quando abriram o envelope viram duas fotografias 20x30 do padrinho de casamento transando com a noiva.

O caso é que o noivo havia suspeitado da traição algumas semanas antes do casamento e contratou alguém para segui-los e fotografá-los. Ele curtiu um pouco as reações dos convidados, virou-se para o padrinho e noiva, e disse: "Curtam a festa, é de vocês ". Retirou-se então, deixando uma multidão estupefata.

Enquanto a maioria de nós teria acabado com o noivado imediatamente após descobrir a traição, ele não. Deixou a coisa seguir adiante como se nada tivesse acontecido. Fez com que os pais da noiva pagassem uma nota pela festa e providenciou para que todos ficassem sabendo exatamente como é que as coisas aconteceram, pois se houvesse cancelado antes da cerimônia, a família da noiva só iria saber da versão dela. Finalmente acabou com a reputação dela e do padrinho na frente dos amigos e da família.

A vingança é, definitivamente, um prato que se come frio.


Açude Cedro - CE


UM PRESENTE

Duas garotinhas de sete anos conversavam:

- O que você vai pedir no Dia da Criança?

- Eu vou pedir uma Barbie, e você?

- Eu vou pedir um O.B.

- O.B.? O que é isso?

- Nem imagino, mas na televisão dizem que com O.B. a gente pode ir à praia, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas legais, e o melhor: sem que ninguém perceba!


LINKS INTELIGENTES

Fraudes e maracutaias? Aprenda a se prevenir.

http://www.fraudes.org/

Veja os manuscritos raros da Abadia de Saint Gallo. Tudo digitalizado.

http://www.cesg.unifr.ch/de/index.htm

Compre os produtos da TV Cultura: DVDs, livros, revistas, jogos...

http://www.culturamarcas.com.br/culturaMarcas/Default.asp


PORTA-RETRATOS

Celina da Mota Bittencourt, filha de Andrea Mota e Ivo Bittencourt.


ESTOU...

... OUVINDO os pedreiros em ação no apartamento vizinho, a derrubar paredes.
... LENDO ABC de Ariano Suassuna, de Braulio Tavares, que o autor veio trazer em mãos aqui em casa, com o interesse não confessado de mexer nas minhas estantes.
... ENTENDENDO as complicadas relações de parentesco dos meus antepassados, onde duas irmãs casavam com dois primos, também irmãos.
... OBSERVANDO a cena local e começando a entender umas tantas coisas, principalmente na área da não-política cultural.
... CANTANDO porque o instante existe.
... DECIFRANDO o vôo das aves, o percurso das estrelas e a direção dos ventos.
... PENSANDO na teia da política, onde todos estão satisfeitíssimos com as mãos nuas enfiadas no mesmo balde de imundície.
... SABENDO que quando se vende a dignidade, não se pode mais comprá-la de volta.


LINK PARA OS BOLETINS E CRÔNICAS ANTERIORES

www.umaseoutras.com.br


E POR HOJE...
... é só!


A QUEM INTERESSAR POSSA

 O Umas & Outras é um informativo mais ou menos semanal enviado para cerca de 800 assinantes, principalmente do Rio Grande do Norte e Paraíba, mas que atinge também pessoas em outras cidades e outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha e Portugal. 

Surgiu em novembro de 1999 e de lá para cá teve algumas interrupções, motivadas sempre por aperto na agenda da professora Clotilde Tavares, escriba deste saltitante boletim. Por isso a sua periodicidade sofre eventuais atropelos, que consideramos inerentes a um periódico independente, gratuito e anárquico como este. 

Se não quiser receber mais o Boletim escreva, que lhe tiro da lista e a amizade continua a mesma. 


Clotilde Tavares
João Pessoa - PB 
[email protected]